sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Paz no lar

"No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas". Romanos 12:18

Da vida e do exemplo de Jesus, o que podemos aprender para que essas advertências se apliquem a nossa vida? Existe em nossa vida alguma coisa que torna difícil, se não impossível, atender a essas advertências?

Por mais estranho que pareça, o lugar mais difícil de ser cristão é em casa. Que tragédia, pois o lar deveria ser o lugar em todo o mundo em que todos deveriam ter paz!
Dois jovens soldados estavam numa batalhano tempo da Guerra no Vietnã. As balas estavam zunindo, e as bombas explodiam perto deles. Tudo isso parecia não perturbar um dos soldados. Quando o amigo lhe pediu como poderia ficar tão tranquilo, ele respondeu que aquilo o fazia lembra-se de casa!

Que recomendações de Paulo, se cumpridas, podem ajudar a trazer a paz? Acompanhe comigo Romanos 12:0-21 e faça uma aplicação prática desses conselhos.

"Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom. Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns aos outros com respeito. Trabalhem com intusiasmo e não sejam preguiçosos. Sirvam o Senhor com o coração cheio de fervor. Que a esperança que vocês têm os mantenha alegres; aguentem com paciência os sofrimentos e orem sempre. Repartam com os irmãos necessitados o que vocês têm e recebam os estrangeiros nas suas casas.
Peçam que Deus abençoe os que perseguem vocês. Sim, peçam que ele abençoe e não que amaldiçoe. Alegrem-se com os que se alegram e chorem com os que choram. Tenham por todos o mesmo cuidado. Não sejam orgulhosos, mas aceitem serviços humildes. Que nenhum de vocês fique pensando que é sábio!
Não paguem a ninguém com o mal. Procurem agir de tal maneira que vocês recebam aprovação dos outros. No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. Meus queridos irmãos, nunca se vinguem de ninguém; pelo contrário, deixem que Deus seja quem dê o castigo. Pois as Escrituras Sagradas dizem:
"Eu me vingarei, eu acertarei as contas com eles, diz o Senhor."
Mas façam como dizem as escrituras:
"Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água. Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha."
Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal com o bem".

Como cristãos somos chamados a seguir um padrão incrivelmente elevado, aquele apresentado pelo próprio Jesus. Todos nós ficamos aquém dessa meta. Mesmo assim, não significa que não podemos ainda refletir os princípios revelados na vida de Jesus, princípios de amor, abnegação e atitude inflexível em relação com o mal e o pecado.

Imagine como seriam nossos lares se, realmente, refletíssemos esses
princípios!
Imagine como seria se aprendêssemos a pensar nos outros antes de
nós mesmos;
Imagine se mostrássemos amor incondicional aos outros, mesmo quando
não merecessem.
Imagine se perdoássemos aqueles que nos ofendem. Imagine se tivéssemos
tanta preocupação com o bem-estar dos outros como temos com nós mesmos.
Embora o cumprimento destes princípios não resolvesse todos os nossos
problemas familiares, sem dúvida, ajudaria muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário