sábado, 23 de janeiro de 2010

Paciência

"Vocês precisam ter paciência para fazer a vontade de Deus e receber o que Ele promete". Hebreus 10:36


No grego, duas palavras expressam o significado de paciência, outro fruto do espírito.
O primeiro é hupomone, traduzida como resistência, firmeza e fortaleza em circunstâncias irreversíveis.
A segunda palavra, makrothumia, significa ter espírito "paciencioso" ou "que não perde o ânimo". É o oposto do temperamento irritado, impaciente e que se frusta facilmente. Em geral, significa apegar-se às coisas e não ser extraviado na adversidade. Normalmente, a palavra é aplicada a ter paciência.

Uma pessoa paciente é meiga, gentil e constante em todas as circunstâncias. O verdadeiro teste de paciência não é a espera mas a maneira de se comportar enquanto espera. "Tenha, porém, a paciência e sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma". Tiago 1:4.

Alcançar esse ponto na vida requer prática, aliada à graça de Deus e a disposição de pôr de lado o eu e submeter-se aos ditames do Espírito Santo. As boas-novas são que, se aprendermos a paciência, estaremos em posição de receber muitas outras bênçãos de Deus.

Um comentário:

  1. É engraçado que a paciência é quase sempre algo que aprendemos através de adversidades, de problemas que gostaríamos que nem existissem...

    Deus nunca permite problemas aleatóriamente, tudo tem um propósito: exercitar a nossa fé, gerar paciência, amadurecer a esperança.

    "E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência,

    e a paciência a experiência, e a experiência a esperança;

    e a esperança não nos desaponta, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado."
    (Romanos 5:3-5)

    um abraço...

    ResponderExcluir